quarta-feira, 27 de julho de 2011

Bento XVI anuncia novas nomeações para o Brasil


O papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 27, dom Manoel dos Reis de Farias novo bispo da diocese de Petrolina (PE), transferindo-o da diocese de Patos, na Paraíba. Ele sucede a dom Paulo Cardoso da Silva, 76, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa, por limite de idade, conforme o Cânon 401 § 1º do Código de Direito Canônico.

Bento XVI nomeou também o monsenhor Gilson Andrade da Silva, 44, bispo auxiliar da arquidiocese de São Salvador, na Bahia. Ele é reitor do Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, da diocese de Petrópolis (RJ).

Fonte: CNBB

Saiba mais acessando o link abaixo:

http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/alteracao-no-episcopado/7197-bento-xvi-anuncia-novas-nomeacoes-para-o-brasil

Pe. Edilson fala sobre o 8º Muticom que será em Natal

Natal já começou a se preparar para acolher o 8º Muticom. O Padre Edilson Soares Lopes, assistente eclesiástico da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal, em entrevista exclusiva ao Jornalismo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, contou sobre os desafios e expectativas da equipe organizadora.

Como a Arquidiocese de Natal recebe o 8º Muticom?

Padre Edílson: Recebemos com alegria, com entusiasmo, mesmo sabendo que o evento vai exigir um tremendo empenho e muita responsabilidade.

Quais os desafios para a organização de um evento como esse?

Padre Edílson: O primeiro desafio, provavelmente, será a captação de recursos. Mas saberemos nos organizar para isso. O outro desafio é saber que estamos organizando um evento para um grupo muito plural, onde os gostos, as tendências, as exigências, as expectativas são as mais variadas possíveis. Mas para isso estamos colhendo as sugestões das pessoas que participaram do 7º Muticom, para tentarmos responder às expectativas dos mesmos.

Que resultados esperam para a Pastoral da Comunicação (Pascom) arquidiocesana?

Padre Edílson: Esperamos um maior crescimento (qualitativo e quantitativo) e fortalecimento da Pascom em âmbito diocesano e também nas paróquias. Das 84 paróquias e 04 áreas pastorais existentes hoje em nossa Arquidiocese, mais de 60 têm Pascom. Desejamos aproveitar a ocasião para motivarmos as demais paróquias a se organizarem e formarem os seus grupos e, quem sabe, chegarmos a 100% de presença de Pascom em toda a extensão territorial.

Quais os próximos passos, daqui para frente?

Padre Edílson: Antes de virmos ao Rio de Janeiro já tínhamos dado os primeiros passos. Tivemos uma audiência com a Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para garantirmos o espaço. Isso já está resolvido. Através do nosso Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, conversamos com a Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, para garantirmos parte do patrocínio para o Evento. A mesma demonstrou total abertura e garantiu a participação do governo. Já estamos com uma reunião marcada com membros da Pascom para o dia 06 de agosto. Nesta reunião vamos montar uma estratégia para envolvermos comunicadores, sacerdotes, religiosos(as) e diáconos para formarmos as equipes necessárias. Temos a consciência de que o evento não é voltado simplesmente para a Pascom. É um evento voltado para comunicadores dos mais diversos segmentos da Igreja e até mesmo de outros segmentos fora da Igreja.

O que viram no Muticom que para vocês representou uma novidade?


Padre Edílson: Na verdade, para mim tudo foi novidade, pois eu não havia participado dos anteriores. O que considero de grande valor daquilo que vi e ouvi foram as palestras e as intervenções feitas pela assembleia. Os assessores eram profundos e ajudaram a abrir os horizontes. Em relação às oficinas, eu tinha uma maior expectativa, mas não tive a sorte nas escolhas. O que me chamou a atenção também foi ver a diversidade cultural. Comunicadores vindos das diversas partes do país, trazendo em suas bagagens experiências riquíssimas que puderam ser compartilhadas no decorrer do Mutirão.

Foto: Guilherme Silva

Fonte:www.arquidiocese.org.br

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dom Matais faz visita pastoral à paróquia de Emaús

Foto: José Bezerra
Dom Matias Patrício de Macêdo, Arcebispo Metropolitano

A Paróquia do beato André de Soveral, de Emaús, abre a programação da visita pastoral, neste domingo, dia 24, com missa, às 19h30, na Igreja Matriz, situada no bairro Jardim Aeroporto.

De segunda a quarta-feira, acontecerão os encontros das pastorais com as equipes arquidiocesanas: segunda, 25, às 19 h, no salão paroquial Ir. Miquelina, em Emaús, reunião das Pastorais Familiar, Batismo, Liturgia, ministérios de Música, Terço dos Homens e Ministros Extraordinários da Eucaristia; Terça, 26, às 19h, no Parque das Orquídeas, reunião da Catequese, Coroinhas, Juventude e Segue-me;

Na quarta, às 19h, no Jardim Aeroporto, reunião da Pastoral da Sobriedade, do Dízimo, da Pascom, Renovação Carismática, Legião de Maria, Apostolado da Oração e Mãe Rainha.

Arquidiocese envia seminaristas para Roma

Seminaristas da Arquidiocese Gilmar Pereira e Francisco de Assis
Foto: José Bezerra

A Arquidiocese de Natal enviará os seminaristas Gilmar Pereira Victor da Silva e Francisco de Assis da Silva para Roma, onde darão continuidade ao processo de formação sacerdotal. Ambos são formandos do Seminário de São Pedro e já concluíram o curso de Filosofia. Gilmar é natural da cidade de Elói de Souza – RN e Francisco de Assis, de Santa Cruz – RN. Em Roma, irão estudar Teologia, no Ateneu Pontifício Regina Apostolorum, enquanto residem no Pontifício Colégio Internacional Maria Mater Ecclesiae.

A equipe de formação do Seminário pretende que eles, após concluírem a Teologia, façam mestrado na área da Filosofia.

O seminarista Gilmar descreve sua partida como “uma oportunidade de melhor preparação para o ministério sacerdotal; um tempo especial de formação para melhor contribuir com o povo de Deus”, ressaltou. Para Francisco de Assis “este é o momento propício para aprofundar e formar melhor as dimensões exigidas na formação de um sacerdote”.

Antes de partirem para Roma, os seminaristas receberão os ministérios de Leitor e Acólito, no dia 05 de agosto, em missa presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, na capela do Seminário de São Pedro, às 19h. A viagem de Gilmar e Francisco está prevista para o próximo dia 08 de agosto.